terça-feira, 20 de maio de 2014

Soterocopa!

Preparação de bares e restaurantes de Salvador para a Copa
Cerca de 3,6 milhões de turistas brasileiros e estrangeiros deverão circular pelo Brasil durante a Copa do Mundo, que acontecerá no período de 12 de junho a 13 de julho de 2014.
Espera-se que a competição gere resultado para o Brasil ao menos três vezes maior do que a Copa das Confederações em 2013: R$ 30 bilhões para o PIB, segundo reportagem do jornal Valor Econômico.
Até a véspera da Copa das Confederações, em 2013, foram adicionados R$ 9,7 bilhões à economia, quase R$ 1 bilhão a mais do que a última estimativa do que se gastaria com a construção das arenas da Copa do Mundo.
A pesquisa foi feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que calcula o impacto dos jogos da Copa das Confederações sediada no Brasil em 2013, durante duas semanas.
Bons resultados
A expectativa com a economia de Salvador no período da Copa é grande e o otimismo aumenta ainda mais nos dias dos jogos na Arena Fonte Nova (13, 16, 20 e 25 de junho; 1º e 5 de julho).
Em geral, os dados animam empresários baianos a investirem em períodos de grandes eventos como esse, ainda mais na área de bares e restaurantes.
No comércio, apesar do aumento do fluxo de turistas e do volume de compras, os lojistas afirmam que haverá redução nas vendas por conta dos feriados e do carnaval que o prefeito ACM Neto prometeu fazer nos dias 14 e 15 de junho.
Em contrapartida, o setor de serviços, principalmente bares e restaurantes, se vê beneficiado com o evento, garante a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Bahia (Abrasel).
Segundo a assessoria da Abrasel, os bares e restaurantes vão disponibilizar um serviço triplo. “Oferecer comida de qualidade, informar o turista e, com tudo isso, alimentar financeiramente outras cadeias produtivas, como os receptivos”.
Mais empregos
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que 47,9 mil vagas de trabalho no setor de turismo sejam geradas nos 12 estados-sede da competição entre os meses de abril e junho.
O economista da CNC, Fabio Bentes, ressalta que o número é 60% superior à geração de postos de trabalho nos 12 estados no mesmo período do ano passado (29,5 mil).
Apesar disso, grande parte dessas vagas deverá ser temporária. “É natural que depois da Copa haja um enxugamento dessas contratações, porque são trabalhos temporários mesmo”, diz Bentes.
O setor de alimentação responderá pela maior parte da geração de trabalho. Cerca de 16,1 mil vagas, ou 33,5% do total, deverão ser criadas por bares e restaurantes, que são o principal segmento turístico, segundo a CNC.
Os transportes de passageiros deverão abrir 14 mil vagas (29,2% do total), enquanto hotéis, pousadas e similares responderão por 12,3 mil novos postos de trabalho (25,7%).
Outros setores gerarão menos vagas, como os serviços culturais e recreativos (3,8 mil) e agências de viagens (1,7 mil).
Investimentos
Bares e restaurantes de Salvador têm investido desde o ano passado na seleção e contratação de profissionais capacitados, bem como na preparação de seus funcionários para garantir qualidade no atendimento.
Os cursos de idiomas são destaque no plano de investimentos e melhorias dos estabelecimentos, principalmente o inglês e o espanhol.
O conforto e bem-estar dos clientes também são prioridade para os proprietários desses estabelecimentos, que trazem novidades para o período da Copa.
Decoração e cardápio
Telões, decoração com a temática do futebol, atrações artísticas e pratos temáticos para cada time já compõem o cenário e cardápio do “Pelé Arena – Café e Futebol”, localizado no shopping Paseo Itaigara, em Salvador.
O café e restaurante, como o próprio nome sugere, é especializado em esporte. “Somos a primeira cafeteria do gênero em Salvador”, explica Carla Pereira, dona do estabelecimento. “A loja é toda temática, desde o mobiliário ao uniforme”.
O restaurante “Paraíso Tropical” é uma opção para quem prefere um ambiente rústico e ligado à natureza. O diferencial está no cardápio, em que os pratos oferecidos são feitos com ingredientes do próprio pomar, com muita sofisticação.
Aqui se vê diversidade. Procuro sempre levar à minha cozinha o que aprendo de novo com pessoas e culturas diferentes”, afirma o chef de cozinha e dono do restaurante, Beto Pimentel.
Segundo o maître Juarez, os funcionários vão receber curso de inglês básico no mês de maio para atender melhor os clientes de fora no período da Copa. O restaurante fica no bairro do Cabula, em Salvador.
Já o cliente que prefere um ambiente mais badalado, pode visitar o bar “Boteco do Caranguejo da Pituba”, opção preferida dos jovens soteropolitanos.
Queremos que o cliente se sinta no próprio jogo da copa”, diz o gerente do bar, Roberto.
O cardápio do bar é composto por comidas rápidas e leves para os clientes assistirem as partidas tranquilamente.
A ideia é que o cardápio seja saboroso e rápido, para garantir a qualidade e agilidade do atendimento ou até mesmo para o cliente poder fazer o pedido e levar para casa, se quiser.”




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